A capital da Holanda é um prato cheio para os amantes das viagens em bicicleta e em barco. Em diversas opções de roteiro por lá, você pode passar pelo centro de Haarlem, Leiden e Delf, pelos rios Lek ou Amstel. Nas cidades históricas haverá tempo para visitar museus, como os de Frans Hals, Rembrandt e Van Gogh, fazer compras ou relaxar em cafés com mesas na calçada.

Assim como muitos holandeses fazem, você pode ir pedalando à praia ou às dunas perto de Haia. Também, navegar pelo maior porto do mundo, em Roterdã, passar pelos incríveis 18 moinhos em Kinderdijk, construídos em 1750 e incluídos na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1997, e realizar um tour de barco pelos canais de Amsterdã. Veja uma sugestão de viagem de oito dias que a agência Ybytu oferece por lá.

© Ybytu / Divulgação

Primeiro dia
Amsterdã a Haarlem / 15 km

Após embarcar às 14 h em Amsterdã, você terá tempo para tomar um chá ou café, conhecer o seu guia, a tripulação e os parceiros de viagem. A primeira parte será navegando até Spaarndam, conhecida como Vila de Hansje Brinker, de onde faremos um pedal curto até Haarlem.

© Ybytu / Divulgação

Segundo dia
Haarlem a Leiden / 48 km

O dia começa com um tour curto pelo centro de Haarlem, para ver algumas das típicas casas de caridade da cidade, as Almshouses. Na saída de Haarlem, você pode pedalar até o museu de Cruquius, antiga estação de bombeamento para drenar o lago Haarlemmer. No museu é possível entender melhor a “guerra contra a água” na Holanda. No verão você pode pedalar pelas dunas até a praia.

© Ybytu / Divulgação

Terceiro dia
Leiden a Delft / 49 km

Deixando Leiden em direção ao sul, você pedalará seguindo o canal de Vliet. Em Voorschoten, você vira à oeste em direção ao litoral e pode fazer uma pausa em Wassenaarse Slag, uma das entradas para a praia. A rota para Delft te levará beirando a água novamente. Uma visita ao centro antigo é uma boa opção.

Quarto dia
Delft / dia livre

No dia livre, você pode explorar Delft, ou utilizar o transporte público para Haia ou Roterdã. Em Delft, aprenda sobre o pintor Vermeer no Vermeer Centre, ou visite a Nova Igreja (Nieuwe Kerk). Se o tempo estiver bom, é possível ver boa parte do caminho percorrido no Tour do Sul. Em Haia, visite o Palácio da Paz, a sede do governo dos Países Baixos e a Huis ten Bosch Palace (local onde a rainha mora). Em Roterdã há muitos pontos interessantes para quem gosta de arquitetura, museus e, é claro, o porto, que não pode ficar de fora. Há um tour no porto em que você pode observar a movimentação dos containers.

© Ybytu / Divulgação

Quinto dia
Delft a Gouda / 40 km

O dia começa com uma navegação pelo centro de Roterdã, na qual é possível visualizar a moderna arquitetura do porto. O pedal começa em Kinderdijk e segue por Alblasserwaard, a região dos moinhos. Mais à frente, você cruza o rio Lek, entrando em Schoonhoven, famosa pela indústria de prata. A rota termina em Gouda, a cidade famosa pelos queijos. Além da iguaria, você conhecerá o quase intacto centro da cidade.

Sexto dia
Gouda a Uithoorn / 40 km

De Gouda você continua pelo interior, seguindo os canais pelo Green Heart até Uithoorn. Muitas fortificações foram construídas ao redor da cidade, como parte da Linha de Defesa de Amsterdã, um anel de 135 km de comprimento, que é Patrimônio Cultural da Unesco. Após a janta você poderá passear pelo centro da cidade.

© Ybytu / Divulgação

Sétimo dia
Uithoorn a Amsterdã / 40 km

Pedalando às margens dos rios Waver e Amstel, você entra em Amsterdã quase sem perceber. A extensa rede de ciclovias facilita a entrada na cidade, passando por pontos importantes do centro. Então, é hora de se desfazer das bicicletas e preparar o jantar de despedida, não sem antes dar uma volta a pé pelo centro, participar de um walking tour ou um tour de barco pelos canais.

© Ybytu / Divulgação

Oitavo dia
Amsterdã

Após o café da manhã, será feito o desembarque e a viagem está encerrada. Se você tiver tempo, poderá optar por ficar mais noites em Amsterdã.