Oásis ecológico e destino de turismo de aventura em meio ao cerrado baiano.

Correntina, pedacinho do paraíso situado no extremo oeste da Bahia, está a 980 km de Salvador e 500 km da capital federal, Brasília, banhada pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, todos de águas cristalinas, sendo o principal o Rio Correntina, cujo leito corta o centro da cidade. Os demais rios banham quase todos os povoados do município, que impressionam pelas suas riquezas hídricas e naturais, como Cachoeiras, Veredas, Paredões, Morros e Grutas.

© Cláudio Ferreira

Além dos rios, Correntina possui um cenário vegetal peculiar que é a transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Floresta Estacional Decídua e é influenciada pelos dois períodos estacionais: seco e chuvoso, permitindo o ciclista desbravar dois cenários paisagísticos distintos no mesmo lugar de acordo com as estações do ano. Toda essa diversidade natural deixa o ambiente mais que propício para a prática dos esportes de ação e desenvolvimento do Turismo de Aventura.

© Cláudio Ferreira

Já faz algum tempo que a cidade não é a mesma, principalmente no que diz respeito aos esportes radicais. Há pouco mais de dois anos foi fundada em Correntina a Associação Correntinense de Turismo de Aventura – “Pé No Gerais”. Seu principal objetivo é desenvolver o Turismo de Aventura na cidade de Correntina – BA, tornando a região um destino referencial neste segmento. Mountain bike, trekking, rafting, slackline e outros esportes são fomentados, inclusive através da realização e organização de eventos. Com o objetivo de mobilizar atletas e a sociedade para questões importantes, além da prática esportiva, são realizadas também atividades paralelas de interação e conscientização socioambiental.

© Cláudio Ferreira

Correntina vem recebendo grupos de ciclistas de várias partes do Brasil, com trilhas de vários níveis de dificuldade, paisagens diversas, além de muita sombra e bastante água fresca nestes percursos. Mais de 500 km de trilhas estão mapeados e percorrem trechos de cascalho, caixas de areia, morros, singletrack, travessia de rio e muito mais. Mais uma opção de destino para o ciclista que quiser conhecer as maravilhas deste lugar.

© Cláudio Ferreira

Pé no Gerais

Facebook
Instagram