Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula. Desfrute desta liberdade!

© Divulgação
  • 123 Km alucinantes pela natureza
  • Quatro etapas cruzando belas paisagens naturais
  • Diversas opções de serviços para seu lazer
  • Restaurantes, pousadas, postos de informações, entre outros…

Venha viver essa Experiência de duas rodas em contato com a natureza. Banhar-se nas águas limpidas de nossos Rios, sentir o aroma de ar puro de nossas matas, relaxar com o cântico das aves e apreciar os visuais que só as montanhas podem oferecer.

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o cicloturista. Em seus 123Km de extensão, o viajante vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória.

© Divulgação

Englobando os municípios de RolanteRiozinho e São Francisco de Paula, o roteiro permite ao cicloturista uma exploração completa e tranquila de todas as atrações dessas localidades, podendo ser percorrido de dois a cinco dias, sempre com passagens pela área central das cidades, para conveniência, mas sem deixar de lado o atrativo principal: a conexão com a natureza através do esporte.

O roteiro é dividido em quatro etapas, sugestão de percurso para cada dia de pedalada, com opções para pernoite em cada cidade. Na primeira etapa, no município de Rolante, o Cicloturista é convidado a conhecer um pouco dessa bela cidade, onde recebe seu “Manual do Circuito” e parte em direção à primeira das Cascatas que dão nome ao Circuito, passando também por diversas áreas de beleza, até chegar ao centro do município de Riozinho. Em Riozinho, a primeira sugestão de pernoite, podendo também “esticar” um pouco o pedal e pernoitar nas pousadas do interior. A cidade conta com diversos atrativos naturais, entre eles destacam-se o Parque Municipal do Conduto e a Cascata do Chuvisqueiro, cartão postal da cidade.

Seguindo a viagem atravessamos o Rio da Barrinha, voltando à Rolante, numa das localidades de maior destaque no percurso, Boa Esperança. Nessa comunidade italiana, encontra-se o CAMINHO DAS PIPAS, uma rota turística que merece ser conhecida em sua totalidade, pois diversas famílias que ali residem, mantém suas cantinas com degustação e venda de suco de uvas, vinho e outras delícias da gastronomia Italiana. Sugere-se o pernoite na Pousada que aí situa-se, bem próxima a Cascata das Três Quedas, com suas águas puras e cristalinas.

© Divulgação

Seguindo viagem, chegamos à parte de maior esforço do percurso. Porém todo esforço possui recompensas e, nesse caso, o clima da serra Gaúcha e as paisagens dos Campos de Cima da Serra são um grande incentivo para o cicloturista. Após deliciar-se com as paisagens, chegamos na cidade de São Francisco de Paula, onde o cicloturista é convidado pernoitar e conhecer o Lago São Bernardo e o Parque das
8 Cachoeiras (trilhas somente a pé), além de outras várias outras atrações que a cidade oferece.

Finalmente, na última etapa iniciamos a descida, rumo à Rolante, passando pela Localidade de Ilha Nova, comunidade alemã com uma cultura rica e acolhedora. Essa é a parte mais leve do trajeto, com uma extensão maior, porém em quase sua totalidade, descendo.


Primeira Etapa – 1ª

© Divulgação

Saindo do centro de Rolante, seguindo para o sul, cruzamos as localidades de Rolantinho e Alto Rolantinho, em um trecho predominantemente plano, com paisagens rurais. Por volta de 11 Km do roteiro inicia-se a subida para a localidade de “Colônia Monge”, onde encontramos a primeira das cascatas que compõem nosso roteiro. Seguindo o caminho de extrema beleza natural, a subida revela-se desafiadora, chegando a 680m de elevação, na localidade de Canta-Galo, onde uma parada para alimentar-se em frente à Capela local é muito bem-vinda.

Recarregadas as forças, seguimos numa merecida descida, chegando à cidade de Riozinho, onde é aconselhável fazermos uma parada para conhecer essa maravilhosa e acolhedora cidade.

Partindo do centro de Riozinho, seguimos em direção ao leste, iniciando uma subida que culminará nos 560m, passando pela Localidade de Km 45, onde cruzaremos por uma Imagem de São José, padroeiro daquela comunidade, passado pela localidade de “Fundo Quente” e culminando no topo do Chuvisqueiro, onde encontra-se uma bela pousada.

Pontos de Interesse

  • Centro de Rolante;
  • Casa da Colônia (Informações Turísticas)
  • Localidade Alto Rolantinho;
  • Cascata Colônia Monge;
  • Canta Galo.

Gráfico de Elevação

© Divulgação

Segunda Etapa – 2ª

© Divulgação

Do topo do Chuvisqueiro, iniciamos uma descida até a famosa Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho. Seguindo o percurso, passamos pela localidade de Mascarada, cruzando uma pequena barragem, próximo de onde podemos encontrar também a Cascata das Andorinhas, já em Rolante. Inicia-se uma subida pelo chamado Varzedo, em direção a um dos ponto de destaque do roteiro, o “Caminho das Pipas” em Boa Esperança – Rolante.

Um roteiro gastronômico em uma comunidade com toda a receptividade da cultura Italiana.Com diversos vinhedos em paisagens exuberantes, ali finalizamos com “chave de ouro” essa etapa do circuito.

Pontos de Interesse

  • Centro de Riozinho;
  • KM 45;
  • Chuvisqueiro;
  • Caminho das Pipas.

Gráfico de Elevação

© Divulgação

Terceira Etapa – 3ª

© Divulgação

Seguindo de Boa Esperança, encontramos a subida mais extensa do trajeto, na direção da localidade de “Caconde”, percorrendo os “Campos de Cima da Serra”. São paisagens de tirar o fôlego, onde as belezas naturais se revelam em paisagens dignas de obras de arte, um destino para recompensar o esforço do cicloturista.

Percorrendo ao todo 30Km até chegar no centro da cidade de São Francisco de Paula na Serra Gaúcha, onde situam-se belezas como o Lago São Bernardo e o Parque das 8 Cachoeiras.

Pontos de Interesse

  • Campos de Cima da Serra;
  • Centro de São Francisco;
  • Parque da 8 Cachoeiras;
  • Lago São Bernardo.

Gráfico de Elevação

© Divulgação

Quarta Etapa – 4ª

© Divulgação

Seguindo de São Francisco de Paula, o cicloturista parte em direção ao Lago São Bernardo, contornando o mesmo até chegar no caminho que leva de volta a Rolante, pela localidade de Ilha Nova. Um trajeto para os amantes de adrenalina: predominam as descidas, com paisagem naturais praticamente intocadas pelo homem. Segue-se até a localidade de Ilha Nova, uma comunidade Alemã no interior de Rolante, onde podemos encontrar diversos produtores rurais, com produtos coloniais como queijos, schimiers e pães.

Prosseguindo a descida, chegamos à localidade de Campinas, onde encontram-se as duas últimas cascatas do circuito, Cascatas Wolff 1 e 2, dentro das terras de um camping local.

Pontos de Interesse:

  • Ilha Nova;
  • Cascata Wolff 1;
  • Cascata Wolff 2.

Gráfico de Elevação

© Divulgação