As belezas naturais de Garopaba e Praia do Rosa, no sul de Santa Catarina, emolduram roteiros perfeitos para a prática do cicloturismo de aventura

Praias de areias claras, encostas cobertas de Mata Atlântica e lagoas de águas cristalinas não faltam na região da Praia do Rosa, um dos destinos turísticos mais charmosos do sul de Santa Catarina. Embora conhecida internacionalmente, única integrante brasileira do seleto clube de 30 baías mais belas do mundo, o Rosa somente começou a ser conhecida pelos bikers após a realização da I Praia do Rosa Bike Marathon, em 2012. A partir de então a bicicleta tornou-se um elemento cada vez mais comum nas trilhas e estradas da região, e pedalar tornou-se uma tendência.

© André Andrews

Descoberta por hippies gaúchos na década de 70, a Praia do Rosa fica 80 km ao sul de Florianópolis pela recém duplicada BR-101. Possui hoje excelente estrutura turística, com pousadas charmosas e uma rede gastronômica de fazer inveja a muita capital do país. Apesar disso, preserva suas características de praia agreste e ecologicamente preservada, devido ao fato de não ter se originado de nenhum centro urbano, mas de uma área rural escassamente povoada. Na temporada de verão, a praia é invadida por turistas de todos os cantos do planeta, principalmente gaúchos e argentinos, mas durante o resto do ano é um lugar pacato, refúgio de surfistas e amantes dos esportes naturais. Para os bikers, a melhor época do ano para visitar a região é entre abril e novembro, quando é possível percorrer as estradinhas e trilhas da região com toda a tranquilidade, apreciando a exuberante beleza natural do lugar sem ser perturbado pela poeira dos carros ou a algazarra de turistas comuns. Melhor ainda se for entre julho e novembro, quando a região recebe a visita de baleias francas que chegam a 18 metros e 60 toneladas, podendo ser vistas junto aos costões com seus filhotes por quem passa pedalando pelas praias.

© André Andrews

Foi por constatar a carência de opções para os amantes do cicloturismo na região que o mineiro André Andrews resolveu criar a Rosa Ecoadventure, pequena empresa de aluguel de bicicletas e operadora de passeios ciclísticos orientados. Os passeios são guiados pelo próprio André ou seu filho, Rheda, duram entre três e cinco horas e oferecem varias opções de roteiro, de acordo com a preferência e o perfil do ciclista. Um dos mais procurados é o que percorre o Rosa e outras praias próximas – Luz, Ibiraquera e Ribanceira -, passando por lagoas, dunas, costões e longas extensões de mar azul e areia branca. Tem também o roteiro que desbrava as praias da região de Garopaba (Ouvidor, Barrinha e Ferrugem) e aquele que percorre as trilhas que levam ao místico bairro da Encantada, com seu templo budista, comunidade do Calendário Maia, escola de yoga e uma bucólica cascatinha, excelente para um banho relaxante após a pedalada.

© André Andrews

Contato
Rosa Adventure
Tel: (48) 9982-6356
E-mail: rosaecoadventures@hotmail.com
Facebook

Bike Marathon

Além dos passeios turísticos, acontece no local o Praia do Rosa Bike Marathon, competição patrocinada pela Mormaii e que no ano passado reuniu 170 competidores de sete estados brasileiros, entre eles alguns destaques do mundo esportivo, como Markolf Berchtold, campeão pan-americano de downhill, o catarinense Chumbinho, campeão de motocross, e Xandy Negrão, destaque no automobilismo Stock Car.

Com significativa presença feminina, os competidores se dividiram em várias categorias e três percursos distintos (de 9 km, 29 km e 42 km), sempre percorrendo cenários de grande plasticidade e trilhas com diversos graus de dificuldade. Este ano, a segunda edição da Praia do Rosa Bike Marathon vai acontecer no fim de semana de 19 e 20 de setembro, e são esperados mais de 500 competidores, devido à grande repercussão que a primeira edição obteve na mídia e no meio ciclístico do país.

© André Andrews