Cicloturismo no Lago de Furnas: cachoeiras, cânions e lagoas com o melhor do MTB

Conhecida hoje como região de Capitólio (MG), os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, ao lado da represa de Furnas, possuem cachoeiras, mirantes, cânions e lagoas perfeitos para a prática do MTB.

Com um roteiro de cinco dias idealizado pela empresa The Bike Brasil, responsável também pelo suporte logístico da cicloviagem, percorremos as estradas de chão e pedras de São Tomé e chegamos a lugares onde só veículos com tração 4×4 levam os turistas. Morros das Antenas e VHS, Mirante de Furnas, Cachoeiras dos Vikings, Paraíso Achado, Fecho da Serra e Paraíso Perdido, além da Lagoa da Pedreira, foram as atrações visitadas em pedais técnicos e desafiadores pela altimetria e terreno. 

São visuais incríveis, que valem o esforço de vencer as fortes subidas, o terreno muito acidentado e as descidas que exigem um pouco mais de experiência no MTB. As distâncias médias diárias ficam entre 30 e 40 km, com altimetrias acumuladas que giram em torno dos 800m.

Sem dúvida, uma opção de cicloviagem que rende, além dos quatro dias de pedal, um dia inteiro dedicado ao passeio de barco no Lago de Furnas, criado em 1968 após a construção da Usina Hidrelétrica. Atração obrigatória nos roteiros da região, o Lago de Furnas possui belíssimas praias, bares e restaurantes flutuantes com piscinas naturais, escarpas de visual deslumbrante e a cor azul de suas águas convidam sempre para o banho.  

Ana Cristina Sampaio.

@anacris_sampaio

Galeria