O projeto Caxias do Sul a Montevidéu de bike foi criado pelo grupo de ciclistas Companhia do Pedal, e, quem diria, começou com uma brincadeira. Hoje estou feliz em poder dividir com os amigos sobre essa maravilhosa expedição. A conversa teve início nas montanhas do interior de Caxias do Sul – RS, quando estávamos pedalando, e de repente me veio na mente a memória que eu tinha do Uruguai (Luciano Antonio Zorge: o grande sonhador), mais especificamente Montevidéu, e aí falei em voz alta: “Montevidéu”, e depois falamos: “será que poderíamos ir tão longe?” Luciano Antonio Zorge, o idealizador da expedição relata: “O mais impressionante é que nesse momento o Thiago Lazzari, um ciclista amigo, quase que de bate-pronto falou: ‘tô dentro’. Me arrepiei, e ficou por isso. Na semana seguinte, começaram algumas conversas paralelas sobre o assunto e o Matheus Rosa chegou também e me perguntou sobre como era esse negócio de Montevidéu. Percebi nesse momento que a coisa estava ficando séria. No fim, formamos um grupo de 15 ciclistas e então começaram as reuniões para a organização dessa linda história. Então, passaram-se os dias, e após treinos e muitas reuniões, saímos em 9 de fevereiro, as 9 horas da manhã. Foi bem emocionante com nossos familiares e amigos na despedida, e a polícia nos acompanhando até a saída do munícipio de Vila Cristina.

© Luciano Maciel
© Luciano Maciel

Então, descemos a serra gaúcha na maior adrenalina, fizemos nossos primeiros 140 km embaixo de muito sol, com 36 graus, e então paramos em Guaíba, onde passamos a noite em 2 motor homes que nos acompanharam a viagem toda com uma ótima equipe de apoio (Elaine, Aida e Elizângela). No dia seguinte, saímos bem cedo para fazer mais 150 km, e dormimos em Cristal. No terceiro dia, foram mais 140 km, e passamos a noite em Rio Grande. No quarto dia, passamos por um lugar lindo chamado Reserva do Taim, uma maravilha da natureza, que vale muito a pena o passeio. No quinto dia, foram mais 90 km e chegamos até Chuí. Foi emocionante atravessar a fronteira. No dia seguinte, chegamos no Uruguai, e percebemos que ali realmente era um novo mundo; tudo era novo, as paisagens, as conversas com o povo local e os cenários. No sétimo dia, seguimos com nosso foco e tivemos mais uma linda surpresa da jornada: a travessia do lago de Rocha, de barco, com o barqueiro local, Sr. Pepe. Sem dúvida, um dos marcos de nossa expedição.

© Luciano Maciel
© Luciano Maciel
© Luciano Maciel

Finalmente, no décimo dia de viagem, chegamos em Montevidéu, o nosso destino final. Foram 1.150km percorridos, e ficamos muito felizes por chegar tão bem em um lugar tão longe. Preciso agradecer a cada ciclista que fez parte desse sonho: Tatiana Settin uma das primeiras a acreditar no plano, Thiago Lazzari, Matheus Rosa, Fabiola Girotto, Paulo Janesk, Leandro Leite, Jair Rodrigues, Josias Falcão, Cléber de Oliveira, Luiz dalla Rosa, Henrique Bonatto, Douglas Detanico, Luciano Zorge, Cássio Pimentel e Luciano Maciel. E os apoios de Aida Carla Zorzo, Elisângela Macedo Pereira e Elaine Dal Medico, além dos motoristas Paulo de Souza e Marcelo Pacheco.

Nossa expedição até saiu no jornal! Confira a matéria do Jornal Pioneiro.

Também, acesse o nosso blog, e nossa página no Facebook.