O brasileiro Guilherme Gevaerd inicia o projeto de oito etapas percorrendo de bicicleta e de veleiro a “costa do mundo” pela preservação dos oceanos.

Durante muito tempo, o homem agiu como se a vastidão dos oceanos pudesse suportar ser a “lixeira do mundo”. Mas a conta veio, e alta. Sacolas, pedaços de rede, objetos e vasilhames de todos os tamanhos são encontrados nesse lixo marinho. Às vezes, enrolados em uma tartaruga ou no estômago de alguma carcaça de animal morto. A cada ano, estima-se que um milhão de pássaros marinhos e 100 mil animais marinhos morrem em decorrência do lixo.

Com o objetivo de chamar a atenção para este problema, Guilherme Gevaerd, de Lages – SC, decidiu largar o emprego e iniciar uma cicloviagem em março de 2015 percorrendo a costa marítima de todos os continentes. “Sempre gostei de andar de bicicleta e meu sonho era viver em um veleiro”, diz Guilherme, “sou amante do mar e da natureza, e eu não posso ver todas estas coisas acontecendo sem fazer nada. Eu vou fazer a diferença. Todo mundo pode fazer a diferença. Precisamos tomar cuidado com a quantidade de lixo jogada dentro dos oceanos”.

A inspiração

A inspiração para o projeto veio quando o catarinense realizou sua primeira cicloviagem, no nordeste brasileiro. “Nessa viagem, conheci histórias de vida de amigos de estrada com as quais me identifiquei e que me levaram a decidir correr atrás dos meus sonhos e não deixá-los mais para depois. Entendi que eu sou responsável por fazer isso acontecer”, diz.
Em sua primeira grande viagem de bicicleta, Guilherme foi de Fortaleza para Salvador, pela costa. Segundo o viajante, “nesta viagem participei de um projeto social e ecológico chamado Ecovila Mãos de Luz, que trabalha com crianças e ensina sobre reciclagem de lixo, compartilhar com as pessoas e a importância de alimentos nutritivos, como frutas e legumes. Junto com este projeto, desenvolvi um Stand Up Paddle usando garrafas de plástico PET para reforçar a causa sobre reduzir, reutilizar e reciclar”.

O projeto

A primeira etapa do projeto, denominado World Coast Journey: Pela Preservação dos Oceanos, começou em março. Guilherme espera que “o projeto conscientize as pessoas ao redor do mundo por onde passar pedalando e velejando”. O primeiro destino é a costa do Mar Mediterrâneo, em que serão percorridos 16.000 km e 17 países: Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Egito, Líbia, Argélia, Marrocos, Espanha e França.

Ao todo, estão previstas oito etapas. Além da costa do Mar Mediterrâneo, o brasileiro pretende viajar pela costa da Europa, América do Sul, América Central, Austrália, África, Ásia e América do Norte.

“Eu queria viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas e principalmente espalhar por onde eu cruzar a consciência sobre a preservação dos oceanos. Reuni todas estas vontades com o sonho de viver em um veleiro, a inspiração pela história de um amigo que fez a travessia do Atlântico trabalhando em um veleiro, para finalmente seguir meu caminho neste projeto” finaliza.

Etapas

  1. Mar Mediterrâneo: 16.000 km e 17 países (Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia, Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Egito, Líbia, Argélia, Marrocos, Espanha e França).
  2. Europa: 15.500 km e 14 países.
  3. América do Sul: 25.500 km e 8 países
  4. América Central: 12.000 km e 13 países
  5. Austrália: em elaboração
  6. África: em elaboração
  7. Ásia: em elaboração
  8. América do Norte: em elaboração

Quem quiser apoiar o projeto pode ajudar divulgando a causa e também doando ou comprando algum dos itens, como Cartão Postal do país corrente da jornada, álbum de fotos ou Documentário da Jornada do Mediterrâneo. Também, pode ser patrocinador da jornada com o logo no nosso site.

Mais informações em:
worldcoast.wix.com/blog-pt
www.facebook.com/worldcoast