A Te Rewa Rewa é uma graciosa ponte para ciclistas e pedestres na Nova Zelândia

Na região oeste da Ilha Norte da Nova Zelândia, foi construída a Te Rewa Rewa, uma ponte só pra ciclistas e pedestres. Localizada na cidade de New Plymouth, a ponte mede 70 metros de comprimento e cruza o rio Waiwhakaiho. Existe desde junho de 2010.

Sourse: Turism Media / Te Rewa Rewa Divulgação

A ponte Rewa Rewa foi construída como parte da extensão norte da Coastal Walkway, uma rota de pedestres/ciclistas de 12,7 quilômetros na área de New Plymouth. A margem norte do rio onde fica a ponte é o local de um pā (povoado) histórico e cemitério para o Ngāti Tawhirikura hapū (clã) do Te Āti Awa iwi (tribo) do povo Maori. 

Sourse: Turism Media/ Te Rewa Rewa Divulgação

O designer da ponte Te Rewa Rewa, Peter Mulqueen, da Novare Design Ltd., explicou que pretendia que a ponte apenas “tocasse levemente” no lado norte do rio, e isso significava evitar projetos mais pesados, como esteiras de cabos e fatores de treliça angular. 

Sourse: Turism Media/ Te Rewa Rewa Divulgação

Mulqueen também procurou criar uma ponte com um “caráter harmonioso e digno”. A principal característica inovadora desta ponte em arco amarrado é uma formação em forma de onda que consiste em 19 estruturas de costelas, destinadas a representar a relação sagrada de terra, mar e vento naquela parte da Nova Zelândia.

Sourse: Turism Media/ Te Rewa Rewa Divulgação

Durante o primeiro mês completo de operação da ponte Te Rewa Rewa em julho de 2010, um total de 55.756 pessoas atravessaram a ponte de bicicleta ou a pé.