Projeto mundial leva idosos para passear de bicicleta

O projeto Cycling Without Age está presente em mais de 50 países. Nascido na Dinamarca em 2012, o projeto já levou mais de um milhão e meio de idosos para passear. Ole Kassow sentiu a necessidade de ajudar quem tinha mobilidade limitada.  criou uma espécie de riquixá, um modelo clássico em Copenhagen, para tirar idosos de asilos e levá-los para passear um pouquinho.

“Nossos passeios proporcionam experiências e histórias incríveis. A recompensa de dar a alguém a experiência de mobilidade e vento no cabelo é indescritível”, conta Ole Kassow.

Pedalar sem Idade
(Divulgação)

“Trocando histórias, iniciando novas amizades e retribuindo enquanto ainda somos capazes. É a forma mais incrível de inclusão social. Afinal, estamos seguindo o mesmo caminho em algum momento”, lembra.

“Somos apaixonados por esse movimento. Para nós, não é apenas andar de riquixá com os idosos, mas sim construir essa ponte entre gerações”, diz Ole. A inspiração dele foi um homem idoso, chamado Thorkild, que vive em uma casa de repouso de Copenhagen. Ole se ofereceu para levá-lo para um passeio e, logo, todos os outros moradores pediram para passear de bike também. Ole conta que é incrível o impacto que os passeios têm nos idosos, nos pilotos voluntários, na equipe e na comunidade loca.

Logo, a ideia do projeto se espalhou para várias cidades da Dinamarca e para outros países.