O PRIMEIRO BIKE CAFÉ DE BELO HORIZONTE

Prosa sem pressa, moda de viola, pinga da boa, os pães de queijo mais saborosos e gente acolhedora. Mas, ao mesmo tempo também vem à mente a bebida da sabedoria, o café, que encontra nas Geraes lugar sem igual para encantar o mundo. E é lá que um apaixonado por bicicletas está unindo o que há de melhor da mineiridade no primeiro Bike Café de Belo Horizonte: Pedal & Prosa Cafés Especiais.

© Divulgação

O sempre sorridente Marcelo de Faria Passos, natural de Ipatinga – MG, 37 anos, pratica esportes desde os três anos de idade. Começou com a bicicleta BMX com seis ou sete anos, à época em que morava em um bairro que contava com maior liberdade nas ruas. Seguiu sua veia esportiva migrando para o judô e natação, taekwondo, luta greco romana e jiu jitsu, mas acabou por conhecer o MTB aos 14 anos de idade. Marcelo diz que nessa fase da vida se achava igual a um pato: nadava um pouquinho, voava um pouquinho e andava um pouquinho.

Após terminar o ensino médio, começou a fazer trilhas de MTB, passou a competir e, como tinha um perfil interdisciplinar de atleta, passou para a corrida de aventura. Nas corridas de aventura conheceu belos lugares e paisagens, nas quais o cicloturismo estava implícito. A bicicleta, então, permanecia presente em sua vida.

© Divulgação

Marcelo diz que tais andanças e a relação com a família o levaram a conhecer o sabor do verdadeiro café, aquele que por direito, deveria estar na mesa de todos os brasileiros.
A ideia, então, de unir duas paixões, café e ciclismo, veio como um turbilhão, porém, contou com a experiência de planejamento que Marcelo já adquirira profissionalmente.
Estrategicamente localizado, acessível por cicloestruturas disponíveis no centro da capital mineira, o Pedal & Prosa Cafés Especiais oferece um bicicletário à porta do estabelecimento que dá entrada a um ambiente decorado com o universo do ciclismo e do café. O interior do café tem uma surpresa a cada olhar, decorado harmonicamente para imprimir a ideia de que bicicleta e café têm endereço certo em BH. No mezanino, há um espaço para 50 pessoas confortavelmente instaladas, em formato auditório, para dar suporte a eventos.

A equipe que apoia Marcelo, orientando cada novo passo do Pedal & Prosa Café é composta por especialistas do Sebrae, pelo Fernando Godoy da PersonUp Business Solution, o Márcio Dantas da Nuts Agência, Luciano Luke e Juliana Franqueira, Dona Inês, Luiz Gustavo Gafanhoto, além dos baristas Fernanda Duca e Pedro Parreiras.

© Divulgação

E não pára por aí. Marcelo ainda contou com uma profissional assistência da Academia do Café, onde foi elaborado o Blend exclusivo do Café Pedal & Prosa, fruto de um café arábica pontuação 86. O cliente pode tanto degustar o exclusivo sumo do fruto no local ou levar para casa o café já moído em embalagens para lá de bacanas e sustentáveis, de 250 g. Além das variadas criações em torno do café que podem ser degustadas das 9 h às 19 h, semanalmente, o serviço das quitandas de Dona Diva remetem à mineiridade pulsante naquele espaço, nas ondas do Wi-Fi de 40 Mb disponível para clientes que necessitarem de acesso.

Todas as sextas-feiras, você está convidado para um happy hour. E quem frequenta assina a qualidade do espaço. É o caso do pessoal do Tweed Ride BH, da Massa Crítica BH, do BH em Ciclo, do Bike Anjo, Mobilicidade Itaú, Dona Ana do Restaurante Nosso Canto, BH Parklet, do jornalista e estilista Gil Sotero, do restaurador de bicicletas Rogério Santos e Augusto Schmidt da BH em Ciclo, entre tantos outros. Enfim, é um espaço que harmoniza amantes do café e das bikes!

© Divulgação

Mais recentemente o Pedal & Prosa Café foi matéria do programa Caleidoscópio, da TV Horizonte, participou com a sua Coffee Bike do evento Mineirão Gastrô em outubro de 2015, na Esplanada do Mineirão – Belo Horizonte. Marcelo ainda promoveu, em 2015, um super bate-papo com o cicloturista Denizart Simões que pedala há 16 anos e atingiu a marca dos 450.000 km rodados em cima de uma bicicleta.

Para se ter uma breve noção de como o lugar é especial e acolhedor, em dezembro de 2015 foi realizada uma Banca Avaliadora do Curso de Design de Produto da UEMG.

© Divulgação

E nos dias 9 e 23 de janeiro de 2016, mais uma vez, o Pedal & Prosa Café inovou levando à calçada em frente ao estabelecimento, o maravilhoso Grupo Choro de Varanda. Simplesmente lindo!

Quer tomar um café delicioso com pão de queijo quentinho escutando um chorinho de primeiríssima qualidade? Ou quem sabe uma cerveja artesanal? Quer provar da hospitalidade mineira onde os ciclistas são sempre bem-vindos? Quer entender um pouco mais sobre o café que você gosta? Nós já experimentamos e aprovamos. Pedal & Prosa Cafés Especiais é o endereço certo.