Paris quer tornar-se a capital mundial da bicicleta

A capital francesa anunciou investimentos ainda mais ambiciosos para promover o uso da bicicleta em Paris. Serão 250 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão) em mais ciclovias, estacionamento e fortalecimento de iniciativas em favor da bicicleta na cidade luz.

O chamado Plan Vélo, acte 2 (Plano bicicleta, segundo ato) irá ser colocado em prática entre 2021 e 2026 e é ainda maior do que o investimento feito nos últimos cinco anos. O primeiro Plan Vélo (2015-2020) envolveu um investimento de 150 milhões de euros (R$ 972 milhões).

Em números, serão mais de 180 km de ciclovias segregadas, sendo 52 km de “ciclofaixas emergencias”, criadas durante a pandemia, que se tornarão permanentes. A rede terá ainda 450 km de ciclofaixas no contrafluxo, oficializando ainda mais a circulação de bicicletas em diversas ruas da cidade.

Estacionar em segurança é também uma parte importante do plano. Serão mais de 130 mil vagas para bicicletas. A rede de estacionamento terá vagas nas ruas, grandes bicicletários em estações de trem e também “veloboxes”, grandes caixas instaladas nas ruas para estacionamento seguro de bicicletas.

Para além da infraestrutura, Paris vai investir também na cultura da bicicleta. As crianças irão aprender a pedalar nas escolas da rede pública e as quase 30 associações de ciclistas receberão apoio da cidade.

Recuperação e reparo de bicicletas quebradas e acidentadas, cicloturismo, esporte e as bicicletas públicas também estão incluídas no plano.

No horizonte, além das Olimpíadas de Paris em 2024, a prefeita Anne Hidalgo anunciou no último dia 23 de outubro sua pré-candidatura para a presidência em 2023. Depois do investimento milionário na bicicleta durante seu primeiro mandato e uma reeleição confortável em 2020, a prefeita quer pedalar mais longe.

Leia mais sobre como Paris vai investir na bicicleta: https://bit.ly/PlanVelo2

Os planos para uma Paris ciclável e a ambição presidencial de Anne Hidalgo: https://bit.ly/ParisCyclingCity

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike