O Baikal é o lago de água doce mais profundo do planeta, com uma profundidade estimada de 1.680 quilômetros e extensão de mais de 30 mil quilômetros quadrados. Além disso, por causa de sua localização (sul da Sibéria), ele é extremamente frio, com temperaturas que podem chegar a -30°C.

É nele que, desde 2013, acontece a Ice Storm, uma competição de resistência de três dias.

Segundo o site do evento, a competição faz parte de um festival de jogos de inverno no Baikal, o “Winteriad”, que inclui maratonas, torneios de pesca no gelo e golfe no gelo, tudo em cima do lago congelado!

A rota é de 210 quilômetros, e os participantes usam patins e bicicletas. As modalidades envolvem ciclismo no gelo, patins e esqui.

As condições da corrida podem ser bem extremas, e muitos participantes acabam desistindo. Na edição desse ano, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de fevereiro, Aleksander Zhilinskiy, um dos organizadores da prova, disse que, no segundo dia de competição, uma tempestade de neve, com ventos muito fortes, havia começado, e um terço dos atletas não conseguiu completar a prova.

Um dos participantes descreveu a experiência da seguinte forma: “É um tipo de meditação. No começo, há muitas pessoas ao seu redor. Mas dois minutos depois você está sozinho. Então, abra espaço dentro de si ouvindo o gelo que quebra sob os seus pedais e sinta o ar fluindo”.

Os vencedores desse ano foram atletas locais. Aleksander Ulitinov venceu a prova do ciclismo pelo quinto ano consecutivo, e completou a prova em menos de 10 horas (divididas em três dias).

No site oficial do evento, http://www.ice-storm.com/, você encontra várias imagens e vídeos da última edição.

Fonte da matéria e fotos