Jovens empresários na Bolívia combatem a poluição com a bicicleta

Na cidade boliviana de Cochabamba, jovens empresários estão usando a bicicleta em um serviço chamado Eco Delivery.

A inspiração por trás deste serviço ecológico veio depois que o grupo venceu a corrida Carrera Solar Atacama 2016 com um veículo movido a energia solar que eles próprios construíram, disse a diretora da Eco Delivery, Noelia Barea.

“Agora continuamos a pedalar para limpar nossa cidade”, acrescentou Barea.

Com bicicletas convencionais, além de algumas elétricas, o Eco Delivery atua como um serviço de courier para itens que vão desde o envio de documentos bancários de agência em agência, convites e cartas até pacotes mais pesados, que podem ser transportados em cestos planos reforçados.

“Com os bancos, por exemplo, que são muitos no centro, eles mandam papéis uns para os outros e é mais fácil mandar de bicicleta”, disse Gonzalo Mercado, um dos mensageiros.

A poluição é um problema sério na cidade boliviana. Em 2018, as autoridades registraram 73 miligramas de partículas poluentes por metro cúbico de ar, bem acima dos 20 mg / m3 recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Os níveis de poluição caíram durante o bloqueio da Covid-19, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

“O que procuramos não é competir em preço, nem em velocidade, embora nossos preços sejam muito acessíveis, mas sim oferecer um serviço personalizado de alta qualidade”, disse Barea. E fazendo um bem danado para a cidade e suas pessoas.

Fonte