O estacionamento de bicicletas de Haia

O estacionamento de bicicletas Koningin Julianaplein é diferente de outros estacionamentos comuns de bicicleta.

Ele fica em Haia, na Holanda, e foi inaugurado em 1º de julho desse ano. O parque fica localizado bem no centro da cidade e perto da estação ferroviária central. O projeto tão esperado pela população ciclista da cidade já foi muito elogiado.

© Mike Bink

“É como estacionar a bicicleta em um museu”, disse Robert Van Asten, vereador da cidade. E as imagens mostram que realmente capricharam em cada detalhe da nova infraestrutura.

© Mike Bink

“Uma boa ligação entre a bicicleta e a estação ferroviária é um dos elementos fundamentais de uma rede de mobilidade urbana”, explica Rene Toneman, director criativo da SILO, empresa que, juntamente com o estúdio de arquitetura Marsman, se encarregou de tornar o projeto realidade. “Na Holanda, muitos municípios enfrentam o desafio de responder à crescente necessidade de estacionamento para bicicletas nas proximidades das estações de trem. Utrecht, Leiden e Tilburg têm uma grande capacidade. Zwolle e Amsterdam estão aumentando a delas. O mesmo teve que ser feito com Haia”.

© Mike Bink

Com espaço para cerca de 8.000 bicicletas e um amplo serviço de aluguel de bicicletas, o novo estacionamento Koningin Julianaplei anda de mãos dadas com o recente desenvolvimento urbano da região. “O projeto fez parte da reconstrução da praça em frente à estação central”, explica Toneman. “O empreendimento inclui torres residenciais, novos espaços comerciais e uma grande área ajardinada. Tudo isso, somado a esse estacionamento subterrâneo para bicicletas, constitui uma entrada realmente acolhedora na cidade”.

© Mike Bink

“Nossa ambição era criar uma instalação de última geração”, acrescenta Toneman, “capaz de resolver os problemas comuns de estacionamento subterrâneo: tetos baixos, falta de luz natural, sem vistas exteriores… Para resolver isto, criamos um teto extraordinariamente alto e branco brilhante. Marcações direcionais inteligentes. Corredores espaçosos. E paredes de vidro retroiluminadas, que ajudam a criar uma experiência tão inesperada quanto impressionante. A aplicação de luz integrada e sua identidade espacial fazem com que a instalação pareça ainda mais espaçosa e suporte orientação intuitiva, tornando muito mais fácil para os usuários encontrarem sua bicicleta”, diz Toneman.

© Mike Bink

O preço? 42 milhões de euros. “É preciso levar em conta”, explica Toneman, “que boa parte do orçamento tem a ver com a inclusão nas obras das futuras torres que ficarão no estacionamento”, esclarece. Seja barato ou caro, o veredito final é dos cidadãos de Haia e, até agora, os aplausos foram unânimes. “Alguns dizem que é o estacionamento de bicicletas mais bonito do mundo”, diz Toneman com orgulho. 

https://www.ciclosfera.com/parking-bicicletas-koningin-julianaplein-la-haya/