Bicibús: Centenas de crianças estão indo de bicicleta pra escola em Barcelona, e contam até com escolta policial

Estão surgindo nas redes sociais várias fotos e vídeos de dezenas de crianças indo pra escola de bicicleta e patinetes, em Barcelona, na Espanha. E não na calçada ou na ciclovia, mas no meio da rua. O sistema foi apelidado de bicibús, ou bike bus, e começou no bairro de Eixample, em Barcelona, ​​em setembro.

As famílias da região estão usando a popularidade crescente do deslocamento de bicicleta para construir uma comunidade – e também lutam por uma maneira mais segura e ecologicamente correta de seus filhos chegarem à escola.

“Tudo começou com um grupo de cinco famílias, muita determinação e um profundo senso de bem maior”, disse Mireia Boix, uma mãe que pedala com seu filho de 5 anos, para o portal NPR.

O bicibús opera da mesma forma que um ônibus escolar, mas com três “paradas” ao longo do caminho, onde mais passageiros se juntam enquanto ele viaja para várias escolas do bairro. Os pais costumam participar, alguns deles carregando filhos menores em suas bicicletas. E veículos policiais começaram a escoltar o grupo, com policiais viajando na frente, atrás e nas laterais do grupo, disse Boix.

(Foto: Mireia Boix / Bicibús Eixample)

“As bicicletas são um meio de transporte e se uma criança de 5 anos pode ir de bicicleta para a escola, isso significa que todas as outras podem. Se a população usar suas bicicletas, haverá uma cidade mais saudável, mais silenciosa e melhor para se viver”, comenta Boix.

Outros bairros de Barcelona e outras partes da Espanha também têm bicibús semelhantes. A alegria, mesmo apenas de assistir a vídeos nas redes sociais, é contagiante. Os espectadores param e tiram fotos do grupo. Algumas pessoas nas redes sociais comentaram como os bicibús mostram o que significa repensar o espaço público.

Boix disse que a camaradagem e o companheirismo que surgiram com a organização e a participação nas atrações são emocionantes. “Todos nós nos sentimos emocionados em um dos passeios em algum momento. É um grupo de pessoas convencidas de que as coisas podem ser feitas de forma um pouco diferente”, disse ela. “Que não estamos pedindo algo estranho ou impossível.”

Fonte